SUICÍDIO E A EDUCAÇÃO

A cada hora e 25 minutos, uma pessoa comete suicídio no Brasil. No mesmo período, outras três tentam tirar a própria vida. Entre jovens de 15 a 29 anos, esta já é a segunda maior causa de óbito no mundo, e a quarta maior no Brasil. 

Estes números não param de crescer — entre 2011 e 2015, a taxa aumentou 12%, segundo o Ministério da Saúde — e o assunto se mostra cada vez mais presente na mídia, nas redes sociais, entre jovens e, portanto, dentro das escolas. 

Para José Manoel Bertolote, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Estadual de São Paulo e do Instituto Australiano pela Pesquisa e Prevenção do Suicídio da Universidade Griffith, oferecer uma educação integral é um caminho eficaz para a prevenção do suicídio entre jovens.

O processo educativo deve ir além dos conteúdos presentes no currículo tradicional; a vida é entendida como um percurso fluído de aprendizado. 

Embora não devam lidar com a questão sozinhas, as escolas podem lançar mão de estratégias pedagógicas para prevenir e encaminhar os casos de saúde mental. 

Neste espaço, no qual crianças e adolescentes vivem grande parte de suas vidas, precisamos falar sobre suicídio e outros potenciais desencadeadores, como bullying, depressão, abuso de drogas e violência doméstica. De preferência, de maneira constante para que se desmistifique o tabu que ronda a temática.

Algumas ações devem ser utilizadas para a prevenção: valorização do grupo, promoção do autoconhecimento, pedagogia da presença, artes e abordagem interdisciplinar.

Para Colello, uma educação integral também inclui o trabalho com as referências emocionais que uma criança vivencia e educar nesse sentido não é apenas papel da família, mas uma tarefa que deve unir comunidade, escola e gestão pública, em suma: de toda a sociedade. “Se esperarmos que o indivíduo comece seus estudos quando estiver com todos os valores humanos formados, podemos fechar a escola.


Resumo extraído dos trabalhos postados em:


http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/quatro-maneiras-de-falar-sobre-suicidio-na-escola/ 

https://educacaointegral.org.br/reportagens/qual-o-papel-das-escolas-na-prevencao-do-suicidio/

http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/as-escolas-podem-atuar-na-prevencao-do-suicidio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleção Pedagogia Social

A Nova Escola