Processo de Humanização e Escola
A relevância da escola para o processo de humanização é de suma importância, vez que as relações humanas permeadas pela amizade e afetividade, geradas dentro da escola, estreita o vínculo entre a equipe gestora, professores, funcionários, alunos, pais e demais integrantes da comunidade escolar, auxiliando na construção do homem melhor, dotado de solidariedade, justiça, amor, respeito às diferenças... Como expresso por Freire, (2001, p. 155): “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, sem aprender a refazer, a retocar o sonho, por causa do qual a gente se pôs a caminhar”.
A contribuição da Educação Infantil no processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento é fundamental, auxiliando na formação da identidade da criança (sócio-histórico-cultural), pois a partir das interações com os sujeitos (crianças e adultos) é que ela vai construindo suas aprendizagens. Estas interações começam no berço/família e se desenvolvem na escola, através práticas humanizadoras e atividades que estimulam os aspectos físicos, psicológicos e afetivos.
Assim, a criança, ser único e especial, passa a ter vivências que estimulam positivamente sua aprendizagem e desenvolvimento. Conforme afirmou Aristóteles, “o homem é um ser eminentemente social” e, por viver em sociedade, suas atitudes afetam não só a sua vida como a dos demais.
Nice Aranha
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais
Pedagoga Social
Comentários
Postar um comentário