A relevância da inclusão e da visão da deficiência social


Pretendo demonstrar a relevância da inclusão e da visão da deficiência social. A deficiência social é uma questão de direitos humanos, não devendo o deficiente ser discriminado ou excluído da participação na sociedade. Devendo-se ainda, lidar com a diversidade ligada à proposta de inclusão, não só dos deficientes como de todos; independente de gênero, raça, geração, classe social, orientação sexual, entre outros. Não bastando nos ater apenas, as condições físicas, como outrora. 

As pessoas sofrem preconceitos e discriminações por pertencer a este ou aquele grupo, mas devem ter garantidas as condições de permanência e sucesso na escola, no âmbito profissional e social. Para tanto, faz-se necessário, investimentos, condições de trabalho, remoção de barreiras físicas e atitudinais, para que se assegure a participação dos indivíduos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 

A inclusão social começa pela educação, família, escola e comunidade. A escola deve se reconstruir com o objetivo de diminuir a exclusão social dos alunos, especiais, ou não, do sistema educacional, desenvolvendo práticas de ensino e aprendizagem, e interferindo nas relações humanas, para que se obtenha a inclusão não só, educacional, como também a profissional e a social. Mas, a família e a comunidade devem e podem se reconstruir, conjuntamente, por um mundo melhor, com mais respeito e dignidade, transformando-se. Tornando o homem, mais, humano!

* POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nice Aranha
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais
Pedagoga Social/Pedagoga

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