Sobre a Educação Básica - Apontamentos
Questão 01
Identifique na
LDB o artigo que dispõe os níveis escolares e apresente-os.
Resposta: Dos
Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino - (Art. 21 da LDB): “A educação
escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil,
ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.”
Questão 02
De acordo com a
LDB, apresente o artigo que expõe a finalidade da Educação Básica e descreva-o.
Resposta: Tem por finalidade desenvolver o aluno, assegurar-lhe a formação
comum fundamental para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para
progredir no trabalho e em estudos posteriores (Art. 22 da LDB).
Questão 03
Tendo em vista o contexto da educação brasileira atual, apresente uma análise crítica, justificando se a finalidade da educação básica conforme a LDB acontece na prática cotidiana das escolas públicas. Sua análise deverá considerar a educação no cenário nacional e não regional.
Questão 03
Tendo em vista o contexto da educação brasileira atual, apresente uma análise crítica, justificando se a finalidade da educação básica conforme a LDB acontece na prática cotidiana das escolas públicas. Sua análise deverá considerar a educação no cenário nacional e não regional.
Resposta: Os
desafios educacionais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à
cidadania, e estes ainda não estão adaptados nas salas de aula da forma
conveniente, são apenas, os primeiros passos que estão sendo dados. A ética, o
meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a
pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas estão todas as áreas do
conhecimento, e devem ser trabalhados nos temas transversais. Infelizmente, no
país, ainda não há uma execução adequada destes temas nas escolas públicas, visto
que não os preparam devidamente para a cidadania, nem para progredir no mercado
de trabalho e estudos posteriores.
Questão 04
Com base na LDB
também são apresentadas as características de cada uma das etapas da Educação
Básica. Elenque o artigo e apresente as características de cada etapa.
Resposta: A
Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, acontece em creches e
pré-escolas, espaços institucionais não domésticos responsáveis pela educação e
cuidado das crianças de 0 a 6 anos de idade, em jornada integral ou parcial,
complementando a ação da família e da comunidade e tem como objetivo o
desenvolvimento integral das mesmas em seus aspectos físico, psicológico,
intelectual e social (Art. 29 da LDB). O Ensino Fundamental tem duração mínima
8 anos, gratuito na escola pública, objetiva a formação básica do cidadão,
sendo a matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos de idade.
Tem 2 fases: as chamadas de anos iniciais (5 anos - estudantes de 06 a 10 anos
de idade) e a de anos finais (4 anos – estudantes de 11 a 14 anos). Os
objetivos intensificam-se de acordo com o desenvolvimento da capacidade de
aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do
cálculo, e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se
fundamenta a sociedade, entre outros. (Art. 32, incisos I, II, III e IV, §§ 1 a
4 da LDB). O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, é orientado por
princípios e finalidades que preveem: a consolidação e o aprofundamento dos
conhecimentos adquiridos no Fundamental, possibilitando o prosseguimento de
estudos; a preparação básica para a cidadania e o trabalho, as profissões
técnicas (ciência, tecnologia, iniciação científica) e culturais, de modo a ser
capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento; o
desenvolvimento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e
estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; e
a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade
contemporânea, relacionando a teoria com a prática (Art. 35, incisos I, II, III
e IV, da LDB).
Questão 05
Os níveis de
educação referem-se às categorias de ensino, já o termo modalidade de educação
refere-se a diferentes maneiras de ministrar os diferentes níveis de educação.
Apresente as modalidades de ensino que são contempladas nesta disciplina.
Resposta:
Educação de jovens e adultos, educação profissional, educação superior,
educação especial.
Questão 06
Escolha duas
modalidades de ensino e disserte sobre suas principais características.
Resposta:
Educação de
jovens e adultos = (EJA) visa possibilidades para os que não puderam efetuar os
estudos na idade própria (Ensino Fundamental e Médio), garantindo-lhes uma
formação integral, desde a alfabetização às diferentes etapas da escolarização
ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.
Pauta-se na inclusão e na qualidade social, possui um modelo pedagógico
próprio, que permite a apropriação e a contextualização das Diretrizes
Curriculares Nacionais, tanto quanto à implantação de monitoramento e
avaliação, como da política de formação permanente de seus professores.
Educação
Especial = O público-alvo da educação especial são aqueles alunos com
deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas
habilidades/superdotação. É uma modalidade transversal a todos os níveis,
etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo
ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
* Questionário
formulado pela UNICESUMAR
ESTRUTURA E
FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nice Aranha
Bacharel em
Ciências Jurídicas e Sociais
Pedagoga
Social/Pedagoga
Comentários
Postar um comentário