Educação Não Formal - Terceiro Setor

A educação não-formal se dá por intermédio de programas e projetos que visam o desenvolvimento pessoal e social, atendendo as necessidades mais preeminentes e para a atuação consciente e crítica, de seus alunos como cidadãos, do mundo para o mundo. Ela ocorre em espaços como as comunidades, as empresas, as organizações não governamentais, etc. 

Os pedagogos no Terceiro Setor desenvolvem atividades pedagógicas e administrativas, comprometidas com a inclusão, o viver coletivo e a liberdade. E para tal, devem manter conhecimentos de várias áreas dos saberes e da vida.   Como bem citado por Moura; Zuchetti (2006, p.235):

Uma educação assim, voltada para a vida, para a paz, para a efetiva inclusão social, demanda, portanto, uma pedagogia da complexidade que, pela sua dimensão ético-político-estética, concretiza uma educação comprometida com o cuidado, com o bem viver coletivo e com a liberdade.¹

¹MOURA, E. ; ZUCHETTI, D. T.; Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos, São Leopoldo/RS, 2006, v. 10, n. 3, set./dez.p. 228-236.


Nice Aranha
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais
Pedagoga Social/Pedagoga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleção Pedagogia Social

A Nova Escola